logo

Atualidades

Governador Pedro Taques protocola carta de desfiliação do PDT


Por Jonas Jozino / 24 Horas News

O governador Pedro Taques não pertence mais as fileiras do PDT. O anúncio de sua desfiliação foi entregue no início da tarde desta segunda-feira ao Diretório Municipal do PDT, por seu primo, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques. O governador se encontra em viagem na região do Araguaia e só retorna a Cuiabá no final da tarde de amanhã. O documento foi entregue nas mãos do suplente de deputado federal José Augusto Curvo, o popular Tampinha. Paulo Taques não quis confirmar para qual partido vai o governador. A especulação gira em torno de duas siglas, PSB e PSDB.

Na última sexta-feira, durante encontro com o governadores da região Central do Brasil, Pedro Taques já havia afirmado que seus dias no PDT estavam contados. Nesta seguda-feira, pouco antes de embarcar para a região do Araguaia ele voltou a afirmar que o PDT já fazia parte do passado e que nos próximos dias anunciaria a nova leganda.

A carta, entregue a Tampinha apenas comunica a saída do governador da legenda, sem explicar os motivos. Em contato com a reportagem do portal de notícias 24 Horas News, Tampinha disse que iria repassar o documento para os diretórios estadual e nacional da legenda.

O anúncio da saída de Pedro Taques já vinha provocando um alvoroço nos meios políticos e agora com a decisão oficial, é esperado que seu gesto seja seguido pela maioria de seus seguidores, que já vinha afirmando que vão acompanhar o governador.

As divergências de Taques com o PDT iniciaram durante o processo de eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O presidente do partido, deputado estadual Zeca Viana (PDT), demonstrou irritação com o apoio do governador a chapa encabeçada pelos deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Ondanir Bortolini (PR), respectivamente presidente e 1º secretário da Assembleia.

Paulo Taques após entregar a carta de desfiliação não quis comentar qual será o destino do primo governador. Entretanto, nos bastidores do Palácio Paiaguas a informação é que de ele deve mesmo ir para o PSB, onde estão grande amigos com o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes e o deputado federal Fábio Garcia.

Além do PSB, Taques também está sendo assediado pelo PSDB. Entretanto, a opção de aderir à sigla socialista levou em consideração o excesso de lideranças tucanas de expressão nacional, como o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e os senadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP), que poderiam servir de entrave nos futuros projetos políticos. 


MATO GROSSO

Exportação de carne bovina em MT registra maior volume da história em 1 mês

Estado embarcou 83 mil toneladas e faturou mais de US$ 356 milhões no primeiro mês de 2026. O resultado representa aumento de 53,18% em comparação com janeiro do ano passado.


PRESO INJUSTAMENTE

Justiça inocenta jovem que respondia por furto no lugar do primo dele em Cáceres

Justiça decretou "nulidade absoluta" do processo após constatação de que primo usou dados da vítima indevidamente


BRASIL

Pesquisa diz que 73% dos brasileiros apoiam fim da escala 6x1

Apoiadores ressaltam que a medida deve ser sem redução de salário

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.